Os Vermes

Os vermes que serão expostos a seguir, são distribuídos em três filos:
Platelmintos - vermes de corpo achatado, em forma de fita;
Nematelmintos - vermes de corpo homogeneamente cilíndrico e afilado em ambas as extremidades;
Anelídeos - vermes de corpo dividido em anéis.

O termo verme é usado para designar invertebrados que possuem o corpo alongado e de pequena espessura. No entanto, não tem significado para as classificações oficiais, principalmente porque vários animais tem a característica descrita e não pertencem ao grupo popularmente conhecido por vermes.

PLATELMINTOS

Os platelmintos dividem-se em três grupos:

  • turbelários
  • trematóides e
  • cestóides.

Vamos conhecê-los separadamente.

TUBERLÁRIOS


A grande maioria dos turbelários é marinha, mas existem espécies de água doce e algumas formas terrestres em ambientes úmidos. Os turbelários são animais bentônicos, vivendo sobre ou embaixo de pedras, algas e outros objetos.
A maioria dos turbelàrios move-se inteiramente através de cilios; Sistemas de glândulas duplas possibilitam a fixação temporária em muitas espécies.
Os turbelários são predadores e saprófagos (animais que se alimentam da matéria orgânica em decomposição). A digestão é inicialmente extracelular e posteriormente intracelular.
Um exemplo de tuberlário é a Planária (foto).

TREMATÓIDES

Os trematóides adultos são parasitas externos ou internos de vertebrados têm a forma de folha de árvore e possuem ventosas ou outros órgãos de fixação são pouco modificados se comparados às tênias. O intestino está presente e, em algumas espécies (Digenea), a boca anterior está associada a uma segunda ventosa..
Os trematódeos podem ser hermafroditas ou possuírem sexos separados, e os seus sistemas reprodutores estão adaptados à copulação, à fertilização interna, e à formação de cascas do ovo. Os embriões são ciliados e se deslocam na água à procura do hospedeiro intermediário (caramujo). O Schistosoma mansoni é a espécie mais importante no Brasil, pois causa a esquistossomose. Desenvolve-se até a fase de larva (cercária) no caramujo. A larva penetra na pele humana e vai terminar o desenvolvimento nas veias do intestino e do fígado
Assista a animação que mostra o ciclo de vida do schistossoma mansoni.

Curiosidade:

Barriga d'água: a esquistossomose recebe esse nome porque quando a pessoa tem essa doença, há um aumento no tamanho da barriga, devido ao acúmulo de líquidos.


CESTÓIDES


Cestóides, ou tênias, são parasitas intestinais de vertebrados. Tendo um corpo corpo longo em forma de fita composto de um escólex provido de órgãos de fixação (com ventosas e/ou ganchos na cabeça para permitir a fixação no intestino do hospedeiro), de um colo e de um estróbilo, o qual consiste de uma cadeia de segmentos (proglótides) que brotam da região do colo. Cada proglótide madura possue orgãos reprodutores de ambos os sexos. A reprodução pode ocorrer por autofecundação na mesma proglótide ou entre proglótides diferentes. O colo pode regenerar as proglótides arrancadas. Os cestódios podem atingir vários metros de comprimento. Não apresentam sistema digestivo e a absorção de alimentos acontece por difusão através da superfície corporal.
Exemplos: Tênia Solium e Tênia Saginata.

Taenia solium
A Taenia solium adulta vive no intestino delgado do homem e tem como hospedeiro intermediário o porco. O homem se torna hospedeiro definitivo do animal quando ingere carne de porco crua ou malcozida contendo cisticercos. Ao ingerir ovos da tênia em vez de cisticercos, o homem passa a ser hospedeiro intermediário. Quando os ovos sofrem maturação e se tornam cisticercos no organismo humano, podem causar deficiência visual, fraqueza muscular e/ou epilepsia, dependendo do local onde se alojam. Essa doença é chamada cisticercose é mais grave que a teniase.



Taenia saginata
Há também a Taenia saginata, cujos hospedeiros intermediários são os bovinos, que se infectam através da ingestão dos ovos desse parasita, eliminados nas fezes do homem. No caso da Taenia saginata o homem pode ser apenas hospedeiro definitivo, diferente do que ocorre com a Taenia solium. As proglótides são eliminadas individualmente e fora das evacuações, forçando o esfíncter anal do portador. Esta espécie está disseminada mundialmente e o número de portadores humanos está estimado entre 40 e 60 milhões.


Curiosidade: Ao serem ingeridos por um porco ou por um boi, os ovos se rompem e liberam embriões que atravessam o tubo digestivo desses animais, caindo na corrente sangüínea. Conduzidos então pelo sangue, os embriões instalam-se nos músculos (carne) do animal e aí se transformam em larvas que formam cisticercos. Os cisticercos tem cerca de 0,5 a 1,5 cm de diâmetro e seu aspecto lembra um grão de canjica, daí serem conhecidos popularmente como canjiquinhas.



NEMATELMINTOS


Os nematódeos são todos cilíndricos e alongados.
Os principais nematódeos parasitas da espécie humana são:

Ascaris lumbricoides

O macho (cerca de 15 cm) é um pouco menor que a fêmea e tem a extremidade posterior enrodilhada. Parasita do intestino delgado. A ascaridose ou ascaridíase provoca distúrbios digestivos não muito acentuados e cólicas vagas; só quando o número de vermes se torna muito grande é que surge o grave perigo de obstrução intestinal por novelos de áscaris. Veja o ciclo de vida da lombriga.

Ancylostoma duodenale e Necator americanus


São dois vermes muitos parecidos (cerca de 1,5 cm). Os ancilóstomos possuem uma espécie de boca com dentes que servem para "morder" a mucosa intestinal, fazendo-a sangrar. Esses parasitas alimentam-se de sangue. O necátor não possui dentes, mas lâminas cortantes na boca, que são usadas com a mesma finalidade. Isso provoca uma constante perda sangüínea no doente, que vai ficando anêmico e enfraquecido. É isso que justifica o nome popular de "amarelão" ou "opilação" que é dado à ancilostomose e à necatorose. Os ovos desses vermes são eliminados nas fezes e contaminam o solo, onde liberam larvas. Essas larvas têm a capacidade de penetrar pela pele das pessoas que andam descalças, sendo essa a principal via de propagação da doença. O uso de calçados constitui-se no melhor meio de profilaxia da ancilistomose.

Ancylostoma caninum

É um parasita muito comum de cães. Todavia, sua larva pode penetrar na pele humana, onde cava túneis e provoca sensações de ardência e coceira extremamente incômodas. O contágio ocorre freqüentemente na areia das praias, onde os cães portadores da verminose defecam, ali deixando os ovos embrionados do parasita. A larva desse verme é conhecida como larva mígrans o bicho geográfico.


Enterobius(Oxyurus) vermicularis

É um dos vermes de maior disseminação entre crianças, embora também ocorra em adultos. Pequenino e numerosíssimo, o oxiúro prolifera nas porções baixas do intestino grosso, de onde migra para o reto, nas imediações do ânus, principalmente à noite. A intensa movimentação dos vermes ocasiona um irritante coceira no ânus, que identifica logo a oxiuríase.

Wuchereria bancrofti

Também conhecida como filária de Bancroft, é um verme extra-intestinal, pois se localiza nos vasos linfáticos. A fêmea é maior que o macho, podendo alcançar 10 cm de comprimento. A presença do verme nos vaso linfáticos ocasiona a dificuldade circulatória da linfa, isto é, estase linfática. Há derramem de líquidos para os tecidos vizinhos, com aparecimento de edema (inchação) progressivo, que pode levar aquela parte do corpo a dimensões desproporcionais. Partes do corpo como mamas, bolsa escrotal e pernas assumem proporções chocantes. Essa doença tornou-se conhecida popurlamente como "elefantíase". Cientificamente, é a filariose ou wuquererose. O contágio é indireto, exigindo a participação de um transmissor ou vetor — o mosquito Culex fatigan. A larva desse verme é chamada microfilária e é mais facilmente encontrada no sangue do doente quando colhido à noite. Durante o dia, essas larvas se recolhem à circulação profunda dos grandes vasos.




ANELÍDEOS

Anelídeos são animais pluricelulares de corpo mais ou menos cilíndrico e alongado que se apresenta, ao longo de seu eixo maior, que é subdividido, tanto externa como internamente, em anéis ou metâmeros. Os anelídeos são, desta forma, vermes mais evoluídos que os platelmintos e nematelmintos, que são ametaméricos. Muito comuns nas hortas e terrenos úmidos, as minhocas estão entre os mais conhecidos anelídeos. A seguir, um vídeo que mostra as classes de anelídeos e explica de forma mais resumida.


8 comentários:

joseane disse...

eu achei super interesante e que eu nao sabia e que a barriga d agua poderia vir apenas de um rio que eu fosse apenas tomar um banho no fim de semana.Ha vamos deixar queto esse negocio de banho,e vamos tomar banho em casa.

FLÁVIO SANTANA OLIVEIRA disse...

ACHEI MUITO INTERESSANTE,TÊNIA SOLIUM E TÊNIA SAGINATA,DEVEMOS TOMAR TAMBEM,MUITO CUIDAD0,E MUITA HIGIÊNE.

Unknown disse...

Meu deus não sabia que a filária de bancroft é linfaticos é um verme assim ,que faiz um estrago tão feio nas pessoa . Mais tem cura será ? É A PESSOA SENTI DOR SERÁ .

Unknown disse...

Nossa quantos tipo de verme tem . É PORQUE O VERME TAENIA SOLIUM SÓ DA NA CABEÇA .ESTE TIPO DE VERME.É MUITO INTERESSANTE

Elaine Specht disse...

eu adorei as curiosidade, mas o que me surpriende foi a elephantitis.

Loi Haverroth disse...

Quem perdeu a explicação desses vermes, perdeu muito, pois, apesar de ler e observar os ciclos, tem muita curiosidade e questionamentos diversos que surgiram no momento e que deixou a aula ainda mais agradável. Porém, quem faltou ainda tem a oportunidade de ver e quem postou até a data de hoje, ainda ganhou um pontinho.

Anônimo disse...

Nossa só de pensa que isso pode estar dentro de nó da ate nojoo ! :D

Anônimo disse...

Parabéns,para quem fez esse Blog,muito bom..=D

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!

Related Posts with Thumbnails