Cnidários ou Celenterados


Cnidários são animais aquáticos radialmente simétricos com uma extremidade do corpo exibindo uma boca circundada por tentáculos. A boca é a única abertura para a cavidade intestinal.
Os cnidários apresentam-se em duas formas, a medusa, a qual representa uma adaptação à existência pelágica e o pólipo que representa uma adaptação à existência bentônica fixada. Organização colonial desenvolveu-se em muitos grupos polipóides.
Cnidários são primitivos por não possuírem órgãos, por não apresentarem células epiteliais e musculares completamente diferenciadas, e pela origem essencialmente diploblástica do corpo do adulto. A parede do corpo consiste de uma epiderme externa, uma gastroderme interna e uma mesogléia entre as duas. Esta última pode ser fina ou espessa, celular ou acelular. Uma estereogástrula ciliada de vida livre, chamada plânula, ocorre no ciclo vital da maioria dos cnidários.
A maioria alimenta-se de zooplâncton embora alguns utilizem animais maiores e outros ainda alimentam-se de material suspenso finamente particulado. A presa é capturada pelos tentáculos e imobilizada por células explosivas chamadas cnidócitos as quais são peculiares a este filo. A digestão é inicialmente extracelular e depois intracelular, Os neurônios são usualmente arranjados como uma rede nervosa na base das camadas epidérmica e gastrodérmica e a transmissão de impulsos tende a ser radiante, As junções sinápticas são normalmente não-polarizadas.

Se quiser saber mais sobre os Cnidários ou celenterados clique aqui. Até a próxima aula.
Quem quiser pode deixar um recadinho.
barrinha joaninha Pictures, Images and Photos

15 comentários:

vanesa honorato disse...

eu gostei da parte que a anemona come o peixe eu gostei de ver a boca da anemona.

aparecido disse...

os cnidarios sao animais muito interesantes a forma quando nascen,se alimentan, a reproduçao tambem,por exemplo teve um animal, que quando um peixe encosta nele ele solta um disparo e imobiliza o peixe esse disparo serve tambem para se proteger

Maria disse...

eu achei muito interessante a medusa ou agua viva,elas formam camadas e ficam parecendo flores no fundo do mar.

Joice Renata da Silva disse...

É muito interessante saber um pouco dos cnidários.
CNIDÁRIOS são aquáticos radialmente simetricos com uma extremidade do corpo exibindo uma boca circundado por tentáculos.
CNIDÁRIOS apresentam duas formas:a MEDUSA,e o PÓLIDO.
CNIDÁRIOS são primitivos por não possuirem orgãos.
O video achei muito bonito e interessante,Os CNIDÁRIOS parecem muito com plantas aquáticas,mas são animais invertebrados.
Que parecem inofencivos para os peixes e para nos nós,mas não são.

Ronaldo disse...

achei muito interesante sua aparencia com as plantas e seu modo de capiturar as presa.porque apesar de ser um animal é um ser muito desageitado

carlos alexandre disse...

o que eu achei enterresante e que dentro de seus tentaculos possuem um veneno chamado toxinas paralizantes. e sua semelhanca com as plantas do mar sao muito grande,e sua digestao e extracelulas e depois intracelular.

Eliza disse...

achei interressante os cnidarios sao primitivos gostei da agua viva elas parecem uma flor quando elas se solta e sai pela agua

Elaine specht disse...

eu achei interecante que a milhares de anos no fundo do mar so existia esponjas , com o pasar do tempo elas extrairam particulas de alimentos da agua . e tambem que os cnidarios desenvolveram uma gama capaz de matar seres humanos.

marcelo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
marcelo disse...

muito legar parece ter um jardim no fundo do mar
muitas pessoas noa conhece esse mundo mágico que e a natureza

FLÁVIO SANTANA OLIVEIRA disse...

Bom,eu achei intessante,a HIDRA,parece ser um cavalo marinho AUSTRALIANO.Enfim,muito interessante mesmo o fundo do mar.

DULCILENE disse...

EU GOSTEI DA AGUA VIVA COMO ELA SE DEZENVOLVE E DEPOS SE SOLTAO E VAI EMBORA TAMBEM DA PARTE DA ANEMONIA DE VER A BOCA DELA ACHEI MUITO EMTERESANTE

CLAUDIA disse...

NOSSA EU REALMENTE,ACHEI TODOS MUITO INTERESSANTES...

Magda disse...

magda nossa e realmente inpressionante as maravilhas dos seres vivos esistentes no fundo do mar .a agua viva e a anemonia eles fazem parte dos grupos dos polipoides e omais imteresante e que eles se alimemtam por uma unica abertura que eles alimenta se de pequenos micro organismos que esiste no fundo do mar .eles tanbem nao possuem orgaos porque nao tem celulas epiteliais e musculares e o alimemto preferido sao os zooplacton.

Loi Haverroth disse...

Os cnidários ou celenterados, como vocês viram são seres muito interessantes. Gostei dos comentários de vcs, especialmente do Flávio que disse que a hidra se parece com um "CAVALO MARINHO AUSTRALIANO". Legal essa comparação Flávio, pena que não entendi. Valeu pela intenção, apesar de faltarem a aula, tiveram a oportunidade de ver um pouquinho desses seres lindos e ganham um pontinho cada um, mas somente os que postaram apenas até a data de hoje!

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!

Related Posts with Thumbnails