A Célula é a unidade fundamental dos seres vivos, ou a menor unidade capaz de manifestar as propriedades de um ser vivo; ela é capaz de sintetizar seus componentes, de crescer e de multiplicar-se. Todos os seres vivos são compostos desta unidade fundamental, desde as mais simples estruturas unicelulares, as bactérias e os protozoários, até os mais complexos, como o ser humano e as plantas.
A célula Eucarionte possui o núcleo delimitado por uma membrana ou carioteca. Os eucariotas variam desde organismos unicelulares até gigantescos organismos multicelulares.
A Célula Procarionte não apresenta material genético delimitado por uma membrana. Os procariontes são seres unicelulares, constituídos pelas bactérias. Abaixo, observe a Bactéria Helicobacter Pylori, causadora da úlcera estomacal.
A Célula Procarionte não apresenta material genético delimitado por uma membrana. Os procariontes são seres unicelulares, constituídos pelas bactérias. Abaixo, observe a Bactéria Helicobacter Pylori, causadora da úlcera estomacal.
Clique e veja as diferenças entre as células Eucariontes e Procariontes.
A membrana
Uma membrana é uma estrutura fina, tipicamente plana, que separa uma célula da outra dando individualidade às mesmas. A membrana nuclear ou carioteca tem função separar o conteúdo do núcleo celular do citoplasma.
O Citoplasma
O Citoplasma
O citoplasma é o espaço intra-celular preenchido por uma matéria semi-fluída denominada hialoplasma e neste fluido estão suspensos as organelas celulares.
Organelas (Componentes do Citoplasma)
Na biologia o termo organela é usado para descrever várias estruturas com funções especializadas. A palavra "organela" deriva do termo latinizado "organello" (pequeno órgão).
Clique aqui e conheça as organelas.
Tipos de organelas:
Retículo Endoplasmático (liso ou rugoso): Sintetiza proteínas, armazena e transporta substâncias.
Complexo de Golgi: Serve principalmente para o acúmulo de secreções para serem liberadas no momento certo pela membrana citoplasmática.
Lisossomos: Responsável pela digestão celular.
Mitocôndrias: Responsável pela respiração celular.
Centríolos: Desempenha importante papel na divisão celular e é responsável pelos movimentos dos cílios e flagelos.
Plastos: ausentes em animais. Estruturas para armazenamento de amido, pigmentos e outros produtos celulares. É no cloroplasto que ocorre a fotossíntese.
Peroxissomos: Degradação de água oxigenada gordura, aminoácios e do álcool.
Atividade: (Desenhar as organelas e anotar a funcão de cada uma)
Núcleo
O núcleo controla todas as atividades celulares: representa assim o centro de coordenação celular. É no DNA do núcleo que estão localizados a maioria dos genes, depositários da informação genética que são responsáveis pela atividade celular. Tais informações são transmitidas ao citoplasma através do RNA-mensageiro, que é sintetizado por uma série de enzimas tendo como molde o DNA (cromatina), onde irá regular através dos ribossomos toda a síntese de proteínas específicas (estruturais e enzimáticas), responsáveis pela arquitetura e fisiologia celulares.
O núcleo e seus componentes serão estudados à parte.
O núcleo e seus componentes serão estudados à parte.
Sobrou um tempinho? Então dê um sorriso!
Até a próxima aula.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por Comentar!