A Célula

Resumo:

A Célula é a unidade fundamental dos seres vivos, ou a menor unidade capaz de manifestar as propriedades de um ser vivo; ela é capaz de sintetizar seus componentes, de crescer e de multiplicar-se. Todos os seres vivos são compostos desta unidade fundamental, desde as mais simples estruturas unicelulares, as bactérias e os protozoários, até os mais complexos, como o ser humano e as plantas.

A célula Eucarionte possui o núcleo delimitado por uma membrana ou carioteca. Os eucariotas variam desde organismos unicelulares até gigantescos organismos multicelulares.

A Célula Procarionte não apresenta material genético delimitado por uma membrana. Os procariontes são seres unicelulares, constituídos pelas bactérias. Abaixo, observe a Bactéria Helicobacter Pylori, causadora da úlcera estomacal.

Clique e veja as diferenças entre as células Eucariontes e Procariontes.



A membrana

Uma membrana é uma estrutura fina, tipicamente plana, que separa uma célula da outra dando individualidade às mesmas. A membrana nuclear ou carioteca tem função separar o conteúdo do núcleo celular do citoplasma.

O Citoplasma
O citoplasma é o espaço intra-celular preenchido por uma matéria semi-fluída denominada hialoplasma e neste fluido estão suspensos as organelas celulares.

Organelas (Componentes do Citoplasma)

Na biologia o termo organela é usado para descrever várias estruturas com funções especializadas. A palavra "organela" deriva do termo latinizado "organello" (pequeno órgão).
Clique aqui e conheça as organelas.
Tipos de organelas:


  • Ribossomos: É a sede da síntese de proteínas. .


  • Retículo Endoplasmático (liso ou rugoso): Sintetiza proteínas, armazena e transporta substâncias.


  • Complexo de Golgi: Serve principalmente para o acúmulo de secreções para serem liberadas no momento certo pela membrana citoplasmática.


  • Lisossomos: Responsável pela digestão celular.


  • Mitocôndrias: Responsável pela respiração celular.


  • Centríolos: Desempenha importante papel na divisão celular e é responsável pelos movimentos dos cílios e flagelos.


  • Plastos: ausentes em animais. Estruturas para armazenamento de amido, pigmentos e outros produtos celulares. É no cloroplasto que ocorre a fotossíntese.


  • Peroxissomos: Degradação de água oxigenada gordura, aminoácios e do álcool.


Atividade: (Desenhar as organelas e anotar a funcão de cada uma)


Núcleo


O núcleo controla todas as atividades celulares: representa assim o centro de coordenação celular. É no DNA do núcleo que estão localizados a maioria dos genes, depositários da informação genética que são responsáveis pela atividade celular. Tais informações são transmitidas ao citoplasma através do RNA-mensageiro, que é sintetizado por uma série de enzimas tendo como molde o DNA (cromatina), onde irá regular através dos ribossomos toda a síntese de proteínas específicas (estruturais e enzimáticas), responsáveis pela arquitetura e fisiologia celulares.
O núcleo e seus componentes serão estudados à parte.
Sobrou um tempinho? Então dê um sorriso!
Até a próxima aula.



barrinha joaninha Pictures, Images and Photos

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!

Related Posts with Thumbnails