Você já comeu turu?




O turu é um molusco molenga, branco e comprido que vive no interior de madeiras úmidas caídas no manguezal. Sua boca é semelhante a uma broca que serve para cavar os buracos na madeira no qual ele secreta uma espécie de cimento que contém muito cálcio fazendo o buraco ficar uma perfeita casa.



O turu é um prato típico muito comum da ilha do Marajó, mas também é apreciado em toda a região norte e nordeste do Brasil, também conhecido como bicho do pau.



Mulheres, homens e crianças que catam caranguejos no mangue, pegam os turus, lavam e comem vivos, com sal e limão. Até agora o turu não era muito conhecido, porém, está começando a ficar famoso entre os mais afortunados por ser uma comida exótica.

O intestino é retirado com um pauzinho e a cabeça também joga-se fora, o resto, dizem que é igual comer lula, porém um pouco mais adocicado.


Gênero: Teredinidae - Teredo, Lyrodus, Neoteredo.



Essas fotos, eu encontrei na net e reuní aqui pra vocês apreciarem.


 Bom apetite!
                      


Até a próxima.


barrinha joaninha Pictures, Images and Photos

Voltei.


Olá pessoal, como podem ver, estou de blog novo.
Lindo, né?
Quem fez ele pra mim foi minha nova amiga Juliana (valeu).
Agora vou me sentir mais em casa pois está a minha cara. Faz alguns dias que não posto nada, sabe como é professora no final de ano: provas, trabalhos, diários, exames, etc.
Apartir de hoje vou começar a postar periodicamente para todos os visitantes especialmente meus "aluninhos" lá do 13. Sei que eles irão passar as férias lendo muito e se atualizado para começar o próximo ano.
Né pessoal?
...
Pessoal!...
...
Tem alguém aí?

barrinha joaninha Pictures, Images and Photos

Que bicho é esse?

O cruzamento de pato com urso pardo?


Calma gente!
É brincadeira.
Ele é o ORNITORRINCO

É um animal muito especial. Pra mim é a prova viva da evolução das espécies. O que foi muito significativo para estarem entre os mamíferos é que possuem pêlos, glândulas mamárias entre outras características não tão visíveis. Os especialistas o classificaram na ordem dos monotremados que inclui mamíferos primitivos, os quais põem ovos. Este animal tem características de répteis, aves e mamíferos.


Características gerais:
• Quatro patas sendo que as dianteiras assemelham-se a nadadeiras;
• Bico de pato;
• Rabo de castor;
• Põe ovos e os choca. Os ovos são moles assim como o dos répteis;
• Pele adaptada para a vida na água;
• Produz leite;
• O macho possui esporões venenosos nas patas traseiras;
• Têm 5 dedos cada pata.
• É peludo.

O ornitorrinco vive à beira de banhados, rios ou lagos e a mãe cava buracos de até 1,80 metros para abrigar os filhotes. O leite sai dos poros, escorre pela pele e os filhotes “lambem”, pois a fêmea não possui mamas que possam ser sugadas.
Um fato muito interessante é que os ornitorrincos não são tão antigos quanto pensamos. Ele surgiu no Pleistoceno, ou seja, bem pertinho...
Observe o desenho.



Viu? Lindo né?
Para saber tudo sobre esse animal fofo é só clicar aqui!
Até a próxima...

barrinha joaninha Pictures, Images and Photos

Tartaruga, cágado ou jabuti?

Em primeiro lugar, são répteis e não anfíbios! São da ordem dos Quelônios que tem como característica principal a presença de uma carapaça ou casco. Essas três espécies possuem alguns detalhes que os diferenciam.
Veja:




Tartaruga:

Tem o pescoço menor que os Cágados, o casco é mais alto e assemelha-se ao dos jabutis. Existem espécies marinhas e de água doce. Escondem o pescoço apenas encolhendo-os para trás, sem dobrá-los.



Tartaruga marinha



Cágados:


Tem o pescoço maior e dobram ao recolhê-los. Seu casco são mais achatados que o das tartarugas. São de água doce.



cágado pescoço de cobra



Jabutis:
Não gostam de água. São exclusivamente terrestres, diferente das Tartarugas e Cágados. As patas traseiras são cilíndricas e lembram muito a dos elefantes.





Espero que tenham gostado!
barrinha joaninha Pictures, Images and Photos

Semana do Meio Ambiente 2009




Apesar de postar bem atrasado, estava devendo essas fotos aos alunos, além disso, não poderia deixar de divulgar este projeto que foi um sucesso. Teve a participação de todos os professores e alunos da Escola no decorrer da Semana do Meio ambiente. O objetivo principal foi a conscientização quanto a preservação do meio ambiente para as gerações futuras. Para maiores detalhes você pode acessar o Blog da Escola 13 de Maio.
barrinha joaninha Pictures, Images and Photos

A Célula

Resumo:

A Célula é a unidade fundamental dos seres vivos, ou a menor unidade capaz de manifestar as propriedades de um ser vivo; ela é capaz de sintetizar seus componentes, de crescer e de multiplicar-se. Todos os seres vivos são compostos desta unidade fundamental, desde as mais simples estruturas unicelulares, as bactérias e os protozoários, até os mais complexos, como o ser humano e as plantas.

A célula Eucarionte possui o núcleo delimitado por uma membrana ou carioteca. Os eucariotas variam desde organismos unicelulares até gigantescos organismos multicelulares.

A Célula Procarionte não apresenta material genético delimitado por uma membrana. Os procariontes são seres unicelulares, constituídos pelas bactérias. Abaixo, observe a Bactéria Helicobacter Pylori, causadora da úlcera estomacal.

Clique e veja as diferenças entre as células Eucariontes e Procariontes.



A membrana

Uma membrana é uma estrutura fina, tipicamente plana, que separa uma célula da outra dando individualidade às mesmas. A membrana nuclear ou carioteca tem função separar o conteúdo do núcleo celular do citoplasma.

O Citoplasma
O citoplasma é o espaço intra-celular preenchido por uma matéria semi-fluída denominada hialoplasma e neste fluido estão suspensos as organelas celulares.

Organelas (Componentes do Citoplasma)

Na biologia o termo organela é usado para descrever várias estruturas com funções especializadas. A palavra "organela" deriva do termo latinizado "organello" (pequeno órgão).
Clique aqui e conheça as organelas.
Tipos de organelas:


  • Ribossomos: É a sede da síntese de proteínas. .


  • Retículo Endoplasmático (liso ou rugoso): Sintetiza proteínas, armazena e transporta substâncias.


  • Complexo de Golgi: Serve principalmente para o acúmulo de secreções para serem liberadas no momento certo pela membrana citoplasmática.


  • Lisossomos: Responsável pela digestão celular.


  • Mitocôndrias: Responsável pela respiração celular.


  • Centríolos: Desempenha importante papel na divisão celular e é responsável pelos movimentos dos cílios e flagelos.


  • Plastos: ausentes em animais. Estruturas para armazenamento de amido, pigmentos e outros produtos celulares. É no cloroplasto que ocorre a fotossíntese.


  • Peroxissomos: Degradação de água oxigenada gordura, aminoácios e do álcool.


Atividade: (Desenhar as organelas e anotar a funcão de cada uma)


Núcleo


O núcleo controla todas as atividades celulares: representa assim o centro de coordenação celular. É no DNA do núcleo que estão localizados a maioria dos genes, depositários da informação genética que são responsáveis pela atividade celular. Tais informações são transmitidas ao citoplasma através do RNA-mensageiro, que é sintetizado por uma série de enzimas tendo como molde o DNA (cromatina), onde irá regular através dos ribossomos toda a síntese de proteínas específicas (estruturais e enzimáticas), responsáveis pela arquitetura e fisiologia celulares.
O núcleo e seus componentes serão estudados à parte.
Sobrou um tempinho? Então dê um sorriso!
Até a próxima aula.



barrinha joaninha Pictures, Images and Photos

Os Vermes

Os vermes que serão expostos a seguir, são distribuídos em três filos:
Platelmintos - vermes de corpo achatado, em forma de fita;
Nematelmintos - vermes de corpo homogeneamente cilíndrico e afilado em ambas as extremidades;
Anelídeos - vermes de corpo dividido em anéis.

O termo verme é usado para designar invertebrados que possuem o corpo alongado e de pequena espessura. No entanto, não tem significado para as classificações oficiais, principalmente porque vários animais tem a característica descrita e não pertencem ao grupo popularmente conhecido por vermes.

PLATELMINTOS

Os platelmintos dividem-se em três grupos:

  • turbelários
  • trematóides e
  • cestóides.

Vamos conhecê-los separadamente.

TUBERLÁRIOS


A grande maioria dos turbelários é marinha, mas existem espécies de água doce e algumas formas terrestres em ambientes úmidos. Os turbelários são animais bentônicos, vivendo sobre ou embaixo de pedras, algas e outros objetos.
A maioria dos turbelàrios move-se inteiramente através de cilios; Sistemas de glândulas duplas possibilitam a fixação temporária em muitas espécies.
Os turbelários são predadores e saprófagos (animais que se alimentam da matéria orgânica em decomposição). A digestão é inicialmente extracelular e posteriormente intracelular.
Um exemplo de tuberlário é a Planária (foto).

TREMATÓIDES

Os trematóides adultos são parasitas externos ou internos de vertebrados têm a forma de folha de árvore e possuem ventosas ou outros órgãos de fixação são pouco modificados se comparados às tênias. O intestino está presente e, em algumas espécies (Digenea), a boca anterior está associada a uma segunda ventosa..
Os trematódeos podem ser hermafroditas ou possuírem sexos separados, e os seus sistemas reprodutores estão adaptados à copulação, à fertilização interna, e à formação de cascas do ovo. Os embriões são ciliados e se deslocam na água à procura do hospedeiro intermediário (caramujo). O Schistosoma mansoni é a espécie mais importante no Brasil, pois causa a esquistossomose. Desenvolve-se até a fase de larva (cercária) no caramujo. A larva penetra na pele humana e vai terminar o desenvolvimento nas veias do intestino e do fígado
Assista a animação que mostra o ciclo de vida do schistossoma mansoni.

Curiosidade:

Barriga d'água: a esquistossomose recebe esse nome porque quando a pessoa tem essa doença, há um aumento no tamanho da barriga, devido ao acúmulo de líquidos.


CESTÓIDES


Cestóides, ou tênias, são parasitas intestinais de vertebrados. Tendo um corpo corpo longo em forma de fita composto de um escólex provido de órgãos de fixação (com ventosas e/ou ganchos na cabeça para permitir a fixação no intestino do hospedeiro), de um colo e de um estróbilo, o qual consiste de uma cadeia de segmentos (proglótides) que brotam da região do colo. Cada proglótide madura possue orgãos reprodutores de ambos os sexos. A reprodução pode ocorrer por autofecundação na mesma proglótide ou entre proglótides diferentes. O colo pode regenerar as proglótides arrancadas. Os cestódios podem atingir vários metros de comprimento. Não apresentam sistema digestivo e a absorção de alimentos acontece por difusão através da superfície corporal.
Exemplos: Tênia Solium e Tênia Saginata.

Taenia solium
A Taenia solium adulta vive no intestino delgado do homem e tem como hospedeiro intermediário o porco. O homem se torna hospedeiro definitivo do animal quando ingere carne de porco crua ou malcozida contendo cisticercos. Ao ingerir ovos da tênia em vez de cisticercos, o homem passa a ser hospedeiro intermediário. Quando os ovos sofrem maturação e se tornam cisticercos no organismo humano, podem causar deficiência visual, fraqueza muscular e/ou epilepsia, dependendo do local onde se alojam. Essa doença é chamada cisticercose é mais grave que a teniase.



Taenia saginata
Há também a Taenia saginata, cujos hospedeiros intermediários são os bovinos, que se infectam através da ingestão dos ovos desse parasita, eliminados nas fezes do homem. No caso da Taenia saginata o homem pode ser apenas hospedeiro definitivo, diferente do que ocorre com a Taenia solium. As proglótides são eliminadas individualmente e fora das evacuações, forçando o esfíncter anal do portador. Esta espécie está disseminada mundialmente e o número de portadores humanos está estimado entre 40 e 60 milhões.


Curiosidade: Ao serem ingeridos por um porco ou por um boi, os ovos se rompem e liberam embriões que atravessam o tubo digestivo desses animais, caindo na corrente sangüínea. Conduzidos então pelo sangue, os embriões instalam-se nos músculos (carne) do animal e aí se transformam em larvas que formam cisticercos. Os cisticercos tem cerca de 0,5 a 1,5 cm de diâmetro e seu aspecto lembra um grão de canjica, daí serem conhecidos popularmente como canjiquinhas.



NEMATELMINTOS


Os nematódeos são todos cilíndricos e alongados.
Os principais nematódeos parasitas da espécie humana são:

Ascaris lumbricoides

O macho (cerca de 15 cm) é um pouco menor que a fêmea e tem a extremidade posterior enrodilhada. Parasita do intestino delgado. A ascaridose ou ascaridíase provoca distúrbios digestivos não muito acentuados e cólicas vagas; só quando o número de vermes se torna muito grande é que surge o grave perigo de obstrução intestinal por novelos de áscaris. Veja o ciclo de vida da lombriga.

Ancylostoma duodenale e Necator americanus


São dois vermes muitos parecidos (cerca de 1,5 cm). Os ancilóstomos possuem uma espécie de boca com dentes que servem para "morder" a mucosa intestinal, fazendo-a sangrar. Esses parasitas alimentam-se de sangue. O necátor não possui dentes, mas lâminas cortantes na boca, que são usadas com a mesma finalidade. Isso provoca uma constante perda sangüínea no doente, que vai ficando anêmico e enfraquecido. É isso que justifica o nome popular de "amarelão" ou "opilação" que é dado à ancilostomose e à necatorose. Os ovos desses vermes são eliminados nas fezes e contaminam o solo, onde liberam larvas. Essas larvas têm a capacidade de penetrar pela pele das pessoas que andam descalças, sendo essa a principal via de propagação da doença. O uso de calçados constitui-se no melhor meio de profilaxia da ancilistomose.

Ancylostoma caninum

É um parasita muito comum de cães. Todavia, sua larva pode penetrar na pele humana, onde cava túneis e provoca sensações de ardência e coceira extremamente incômodas. O contágio ocorre freqüentemente na areia das praias, onde os cães portadores da verminose defecam, ali deixando os ovos embrionados do parasita. A larva desse verme é conhecida como larva mígrans o bicho geográfico.


Enterobius(Oxyurus) vermicularis

É um dos vermes de maior disseminação entre crianças, embora também ocorra em adultos. Pequenino e numerosíssimo, o oxiúro prolifera nas porções baixas do intestino grosso, de onde migra para o reto, nas imediações do ânus, principalmente à noite. A intensa movimentação dos vermes ocasiona um irritante coceira no ânus, que identifica logo a oxiuríase.

Wuchereria bancrofti

Também conhecida como filária de Bancroft, é um verme extra-intestinal, pois se localiza nos vasos linfáticos. A fêmea é maior que o macho, podendo alcançar 10 cm de comprimento. A presença do verme nos vaso linfáticos ocasiona a dificuldade circulatória da linfa, isto é, estase linfática. Há derramem de líquidos para os tecidos vizinhos, com aparecimento de edema (inchação) progressivo, que pode levar aquela parte do corpo a dimensões desproporcionais. Partes do corpo como mamas, bolsa escrotal e pernas assumem proporções chocantes. Essa doença tornou-se conhecida popurlamente como "elefantíase". Cientificamente, é a filariose ou wuquererose. O contágio é indireto, exigindo a participação de um transmissor ou vetor — o mosquito Culex fatigan. A larva desse verme é chamada microfilária e é mais facilmente encontrada no sangue do doente quando colhido à noite. Durante o dia, essas larvas se recolhem à circulação profunda dos grandes vasos.




ANELÍDEOS

Anelídeos são animais pluricelulares de corpo mais ou menos cilíndrico e alongado que se apresenta, ao longo de seu eixo maior, que é subdividido, tanto externa como internamente, em anéis ou metâmeros. Os anelídeos são, desta forma, vermes mais evoluídos que os platelmintos e nematelmintos, que são ametaméricos. Muito comuns nas hortas e terrenos úmidos, as minhocas estão entre os mais conhecidos anelídeos. A seguir, um vídeo que mostra as classes de anelídeos e explica de forma mais resumida.


Cnidários ou Celenterados


Cnidários são animais aquáticos radialmente simétricos com uma extremidade do corpo exibindo uma boca circundada por tentáculos. A boca é a única abertura para a cavidade intestinal.
Os cnidários apresentam-se em duas formas, a medusa, a qual representa uma adaptação à existência pelágica e o pólipo que representa uma adaptação à existência bentônica fixada. Organização colonial desenvolveu-se em muitos grupos polipóides.
Cnidários são primitivos por não possuírem órgãos, por não apresentarem células epiteliais e musculares completamente diferenciadas, e pela origem essencialmente diploblástica do corpo do adulto. A parede do corpo consiste de uma epiderme externa, uma gastroderme interna e uma mesogléia entre as duas. Esta última pode ser fina ou espessa, celular ou acelular. Uma estereogástrula ciliada de vida livre, chamada plânula, ocorre no ciclo vital da maioria dos cnidários.
A maioria alimenta-se de zooplâncton embora alguns utilizem animais maiores e outros ainda alimentam-se de material suspenso finamente particulado. A presa é capturada pelos tentáculos e imobilizada por células explosivas chamadas cnidócitos as quais são peculiares a este filo. A digestão é inicialmente extracelular e depois intracelular, Os neurônios são usualmente arranjados como uma rede nervosa na base das camadas epidérmica e gastrodérmica e a transmissão de impulsos tende a ser radiante, As junções sinápticas são normalmente não-polarizadas.

Se quiser saber mais sobre os Cnidários ou celenterados clique aqui. Até a próxima aula.
Quem quiser pode deixar um recadinho.
barrinha joaninha Pictures, Images and Photos

Poríferos


Os poríferos, também conhecidos como espongiários ou simplesmente esponjas, surgiram provavelmente há cerca de 1 bilhão de anos. Supõe-se que eles sejam originados de seres unicelulares e heterótrofos que se agrupam em colônias.
Esses animais não possuem tecidos bem definidos e não apresentam órgãos e nem sistemas. São exclusivamente aquáticos, predominantemente marinhos, mas existem algumas espécies que vivem em água doce.
Os poríferos vivem fixos a rochas ou a estruturas submersas, como conchas, onde podem formar colônias de coloração variadas. Podem ses encontrados desde as regiões mais rasas das praias até profundidades de aproximadamente 6 mil metros. Alimentam-se de restos orgânicos ou de microorganismos que capturam filtrando a água que penetra em seu corpo. Por sua vez, servem de alimento para algumas espécies de animais, como certos moluscos, ouriços-do-mar, estrelas-do-mar, peixes e tartarugas.





Para saber mais sobre os poríferos clique aqui. Até a próxima aula.




barrinha joaninha Pictures, Images and Photos

Pálido Ponto Azul


No dia 14 de fevereiro de 1990, tendo completado sua missão primordial, foi enviado um comando a Voyager 1 para se virar e tirar fotografias dos planetas que havia visitado. A NASA havia feito uma compilação de cerca de 60 imagens criando neste evento único um mosaico do Sistema Solar. Uma imagem que retornou da Voyager era a Terra, a 6.4 bilhões de quilômetros de distância, mostrando-a como um "pálido ponto azul" na granulada imagem.





Nesta aula vamos refletir sobre como nos sentimos ao imaginar que vivemos em um simples pontinho de luz no universo, e assim, daremos mais importância nas pequenas coisas, pois, nem sempre aquilo que não podemos ver a olho nú, significa que não tenha sua parcela de grandiosidade.

barrinha joaninha Pictures, Images and Photos

A gralha azul


Os alunos do Ensino Médio realizaram um seminário que ficou lindíssimo. No decorrer das apresentações sobre as Gimnospermas, os alunos falaram sobre a gralha azul. É um texto interessante, vale a pena ler:

"No sul do Brasil os meses de invernos são muito frios, com incidências de geadas e em algumas cidades até neve.Nos estados de Santa Catarina e Paraná a floresta no passado era dominada pela Araucária (pinheiro do Paraná), porém a indústria madeireira quase a colocou em extinção. O pinheiro é uma árvore grande e sua madeira de ótima qualidade foi muito usada em construções de casas no passado. A sua semente, o pinhão, nasce em pinhas que cresce penduradas nos galhos. Muitas pinhas são produzidas em um só pinheiro. Nos meses de inverno é também o período do pinhão na região, coincidindo com as festas juninas, sendo uma das comidas tradicionais nestas festas.O pinhão, semente da araucária, árvore-símbolo do Estado do Paraná, é também o principal alimento de uma ave da região, a gralha azul. Esta ave tem o hábito de enterrar o pinhão, com o objetivo de preservar o seu alimento para outra época do ano, quando passar o seu período. Com o passar dos tempos a ave esquece a semente enterrada e a mesma germina, dando origem à nova árvore, sendo assim o principal responsável pela perpetuação da araucária. É uma ave muito linda e também símbolo do Paraná.Parabéns aos alunos que apresentaram muito bem."
Parabéns aos alunos!

barrinha joaninha Pictures, Images and Photos
Related Posts with Thumbnails